livros editados   textos inéditos   embaralhados   roteiros tv e cinema   vídeo&co   projetos   na imprensa

  

  matérias   pseu do blog   jam session   galeria itinerante   hq   estrada real    imagética

  

  estilo new york   Contos Neuróticos   teatrando   canapé do usuário   quem...   colaborar   contato
 
 
 
página inicial

 

09/03/2009

 
 

O Cinema de Jim Jarmusch - Longos planos, personagens desencontrados e a decadência da cultura americana, o consagram como um dos cineastas mais representativos de seu tempo.              Por: Dênis Torres  Fotos: Divulgação

 
Jim Jarmusch é conhecido como o cineasta americano independente - palavra que ele odeia - dos anos 80, e que deu voz às pessoas insignificantes e excluídas da sociedade, ou mesmo àquelas que são simplesmente estranhas e fora do conceito padrão, como ele mesmo.

 

Cult é uma definição que persegue Jim Jarmusch desde a sua obra prima Estranhos no Paraíso até a mais recente Flores Partidas. Um filme curioso em sua filmografia é Sobre Café e Cigarros. Trata-se de várias conversas feitas ao longo dos anos com diversos amigos e gente famosa - o projeto começou em 86 e o filme só foi finalizado em 2004.

Nascido em Akron, Ohio, em 22/02/53, Jarmusch fixou residência em Nova York, onde foi aluno do grande cineasta Nicholay Ray, seu grande incentivador, na famosa New York Film School. Seus estudos não foram até o fim. Na sua urgência de filmar algo, abandonou os mesmos, e usou o dinheiro de sua bolsa para custear seu primeiro filme, Permanent Vacation (1980).

A princípio, o filme não foi bem recebido por seus professores, com exceção de Ray, que o ajudou. Filme de baixíssimo orçamento, mas cheio de criatividade, Permanent Vacation abriu os olhos da crítica para esse talento promissor.

Seu filme seguinte, Estranhos no Paraíso (1982), é considerado por muitos sua obra-prima e definitivamente colocou Jarmusch como um nome a ser respeitado. Aqui já se percebe os temas principais que irão pontuar toda a sua carreira daí em diante: longos planos reflexivos, personagens desencontrados, a decadência da cultura americana, a comunicação entre culturas diferentes e principalmente a falta da mesma.

Jim Jarmusch formou no cinema uma das parcerias musicais mais criativas de sua história com Tom Waits, responsável pelas trilhas e canções dos seus melhores filmes. Jarmusch/Waits formam uma união perfeita, incorporando ideias quanto à ambientação e estética como ninguém.

Basta escutar sua voz rasgada e rouca e imediatamente podemos nos transportar ao universo onírico de Jarmusch. É importante também lembrar a parceria de Jarmusch com o músico John Lurie, que atuou em alguns de seus filmes, além de compor as trilhas.

Falando em parcerias, outra que Jarmusch não abre mão é a do seu fotógrafo, o holandês Robby Müller, que consegue criar todo aquele ar etéreo e frio que seus filmes costumam pedir.

Aliás, o cinema de Jim Jarmusch tem um feeling europeu, mas que fala dos costumes americanos e expõe uma realidade que não é a vendida pelo sonho americano. Daí ele ser muito mais reconhecido pelos europeus do que por seus “compatriotas”.

Todos os seus filmes possuem cenas memoráveis, como o hilário diálogo de Roberto Benigni com o taxista em Uma Noite Sobre a Terra (1991) - seu filme mais bem sucedido financeiramente.

O mesmo Benigni em Down By Law (1983), como o forasteiro italiano tentando entender as palavras em inglês, com seus amigos presidiários Tom Waits e John Lurie pouco ajudando, oferece momentos impagáveis.

 

 

Eu grito,

 você grita,

 todos nós gritamos por sorvete!

 

Cena antológica em Dow by Law com atuação de Benigni

 

Três colegas (Benigni, Waits e Lurie) jogam cartas quando o personagem de Lurie ganha e solta um grito de gozação por ter vencido a partida.

Benigni pergunta o que ele disse. Lurie diz "apenas gritei" (scream) Como o personagem de Benigni não perde a oportunidade de conhecer novas palavras, ele saca o seu já difamado caderninho de anotações e se depara com a palavra Ice Cream.

Pronto!Daí de sua cabeça insana já sai o trocadilho para a frase que ficou famosa no filme e que é repetida continuamente pelos três de maneira enlouquecida, contagiando assim o resto dos prisioneiros de outras celas e causando um pequeno tumulto, pois todos cantam em uníssono:

 I scream, You scream, We all scream for Ice Cream!

 

A dinâmica dos personagens de Jarmusch oferece uma abordagem honesta, comovente, a mais despojada e natural possível, sempre em lugares decadentes onde quase ninguém olha ou dá importância.

Filmar é como sexo. Escrever o roteiro é como a sedução, a filmagem em si é o sexo, pois você está fazendo o filme com outras pessoas. A edição é como estar grávido, você dá a luz e eles levam o seu bebê. Depois desse processo feito, eu irei assistir ao filme mais uma vez com um público pagante sem que ele saiba que estou na sessão, e jamais o verei novamente. Me canso disso tudo. (Jim Jarmusch)

Apesar de estar quase inativo nesta década, o ano de 2009 promete mais um bom filme de Jim Jarmusch: The Limits of Control, que possui gente como Tilda Swinton, Bill Murray, Gael Garcia Bernal e John Hurt em seu elenco. 

Outros filmes a se destacar de Jarmusch são: o irônico Mistério Trem (1989), o anti-western Dead Man (1995) - com o seu colega e agora superstar Johnny Depp, o filme de samurai mais maluco que já vi, Ghost Dog (1999) e o poético Flores Partidas (2005).

Todos filmes à altura de um dos cineastas mais representativos de seu tempo.

 

       Títulos de Jim Jarmusch em DVD

 

Dead Man Gênero: Western
Ano: 1995
Elenco: Johnny Depp, Gary Farmer, Lance Henriksen

 

Down by Law Gênero: Comédia
Ano: 1986
Elenco: Tom Waits, John Lurie, Roberto Benigni
 

Estranhos no Paraíso
Gênero: Drama
Ano: 1984
Elenco: John Lurie, Eszter Balint, Richard Edson
 

Flores Partidas Gênero: Drama
Ano: 2005
Elenco: Bill Murray, Jeffrey Wright, Sharon Stone
 

Ghost Dog Gênero: Drama
Ano: 1999
Elenco: Forest Whitaker, John Tormey, Cliff Gorman
 

Permanent Vacation  
Gênero: Drama
Ano: 1980
Elenco: Leila Gastil, Maria Duval, Ruth Bolton
 

Sobre Café e Cigarros Gênero: Drama
Ano: 2003
Elenco: Roberto Benigni, Steven Wright, Steve Buscemi