página inicial

 

11/12/2006

Imagem não é Semelhança... Ou é?- até onde o espelho encanta e engana... Pode ele ter vida própria? As atrizes Grace Gianoukas e Maria Gândara discorrem sobre o tema e divagam sobre outros com respostas inteligentes e divertidas.Por: Viviane Fuentes

 

 
 

clique aqui e veja ensaio fotográfico

y

 
 
A atriz e diretora Grace Gianoukas está em cartaz há cinco anos no hilário "Terça Insana", sucesso de bilheteria, com safra de novos e bons comediantes como Marco Luque, que acontece toda terça-feira no Avenida Club (SP). A atriz Maria Gândara atua em "O Anjo do Pavilhão 5" , texto de Aimar Labaki, baseado em conto de Drauzio Varela, onde ela interpreta a Galega, o travesti do pavilhão, o espetáculo irá reestreiar em SP em janeiro de 2007.

Qual o nome completo, data e local de nascimento de vocês?

GG - Grace...

MG - Maria Cristina Gândara. Nasci em Mirassol (SP) no dia 02 de maio de 1959 e meu signo é Touro, o ascendente não tenho certeza, mas acho que é Libra.

Quando criança... Vocês tinha amigos imaginários?

GG  - Não, tinha muitos irmãos e amigos pra brincar, e quando eles não estavam, brincava sozinha, inventando histórias pras minhas bonecas.

MG - Eu tinha, era ótimo!  Pois ele fazia tudo o que eu queria, eu podia brigar com ele e ele concordava comigo... Sem dúvida foi o meu melhor amigo.

Ouviam vozes?

GG - Nunca.

MG – Sempre. Às vezes apareciam vários amigos ao meu redor, era como se fossem um coro  cantando glória glória glória! pra mim... Era incrível!

Falavam sozinha?

GG - Falava com as bonecas, com as florzinhas, com os cachorros, galinhas, formigas...

MG - Até hoje, meu bem, falar comigo mesmo é muito bom, é um momento que consigo escutar! Porque as pessoas dizem que eu tenho um pouco de dificuldade de ouvir, só que elas não sabem o quanto eu me ouço quando falo comigo mesma!

Quando adulta... Às vezes chamam vocês mesmas de "ela"?

GG - Nunca.

MG - Sim, porque às vezes “ela” faz coisas que eu não faria!

Desconfiam da própria sombra?

GG - Não, pelo contrário, adoro a minha sombra principalmente quando a luz vem de baixo, tipo por do sol na praia, pois me alonga.....(a sombra é mentirosa, mas gosto de acreditar nela naquele momento).

MG - Não quando reconheço que a sombra é minha, mas dos outros... Hoje não dá pra ter muita fé.

Se acham parecida com alguém?

GG  - Sim, sou parecida com muitas pessoas, animais e coisas:Com minha mãe, meu pai, minhas sobrinhas, com a atriz Patrícia Gaspar, com a Sandra Bernard, com a Nancy Walker, com a atriz que fez "Casamento Grego", com o Concord, com os alces.....

MG – Não. Eu sou única!  Imagine! Pode ser que tenham pessoas parecidas comigo,mas eu realmente não acho que sou  parecida com ninguém!!!!!

Como reagem quando dizem que se parecem com alguém?

GG  - Penso a respeito e, às vezes, a pessoa tem razão, não me incomodo com isso. Mas tem gente muito cega, já me confundiram com uma personagem interpretada por um homem na Terça Insana....aí eu tenho que rir.

MG - Percebo logo que a pessoa quer muito vim falar comigo e não tem assunto e vem com esse papo “acho você tão parecida com a Grace Gianoukas”,  por exemplo, essas coisas!!!

Quem seria a irmã gêmea de vocês, separada no nascimento?

GG  - Não sei seu nome, nem sei nada sobre ela, mas ela existe e é provável que more nos Estados Unidos. Estava assistindo "A Era do Rádio" de Woody Allen quando de repente dei de cara comigo mesma numa cena curta que mostra o protagonista do filme na sala de aula. A professora era eu... nos primeiros segundos depois que registrei a imagem, me deu um  desespero: "Tô louca...não lembro de ter filmado essa cena....de ter estado nesse cenário, com esta roupa..." Foi um susto, pois eu não (???)

MG - Realmente eu nunca tinha pensado nisso!!!!!!!

Têm personalidade dupla? Quem é a (o) outra (o)?

GG  - Dupla? Só vale responder se for dupla ou pode responder tendo personalidade... Pode ser óctupla, nonupla? Sou muitas: a dona de casa, a mãe, a organizada, a caótica, a previdente, a inconseqüente, a otimista, a niilista, a amante, a puta, a celibatária, a que quer morar no mato, a que adora estar na cidade, a Amélia, a dominadora... A atriz, a autora, a produtora, a diretora. No meio dessas todas identifico alguns comportamentos recorrentes: minha rebeldia sempre tem causa e não tenho gurus. Apesar de admirar muitos filósofos, artistas, autores e espiritualistas, etc... apesar de me identificar com muitas idéias, obras, comportamentos e coisas, não sigo nada cegamente, questiono tudo. Filtro, uso as minhas lentes, faço a minha interpretação, antes de engolir. Desde criança tenho algumas certezas, porém estou aberta a deixar de tê-las, se me der conta do contrário.

MG - Acho que dupla é muito pouco, eu tenho várias! Tem a meiga, a tímida, explosiva, a católica, a Espírita, a budista, a em crise, a deprimida, a  alegre, a  eufórica, a  boa...  e a má!  Entre outras.

Falam consigo mesmas aos sussurros ou só em pensamentos?

GG - Falo o tempo todo comigo mesma em pensamento, às vezes quando estou só, falo sozinha, em vários volumes.

MG - ???

Têm medo do silêncio?

GG  - Não, pelo contrário: eu anseio pelo silêncio absoluto...Quase consegui, cheguei mais perto dessa utopia quando podia fazer aulas de yoga.

MG - ???

Qual é a relação de vocês com o espelho? Falam com ele?

GG - Tem dias que passo por ele várias vezes e nem me vejo, tô com a cabeça em outras coisas. Tem outros dias que me dou de cara comigo mesma e penso: "Tô tão bonitinha, hoje" ou "Nossa! Que monstro que eu tô... hoje não vai ter como melhorar esta cara de cú!". Criei muitas personagens me olhando no espelho. Às vezes tô escovando os dentes, tirando as sobrancelhas, procurando cravos, procurando "um bigode" e faço uma expressão que não conhecia ainda, logo começo a explorar possibilidades e acabo descobrindo coisas novas que dá pra fazer com a minha cara. Quando era adolescente, como toda garota, chegava bem pertinho do espelho pra me ver e saber como o meu namorado enxergava a minha cara quando eu me aproximava do rosto dele, aí eu beijava a minha imagem... Queria me ver pelo ângulo dele.

MG – Espelho? Eu xingo muito, pois ele me revela coisas que não precisavam ser reveladas e na verdade ele mostra uma realidade que não existe.   É claro que não estou tão gorda e que meu nariz não é tão grande assim.  Isso é óbvio,  mas espelho é falso não é amigo!!!